11
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O Centro de Atenção Psicossocial no cotidiano dos seus usuários Translated title: The Psychosocial Care Center in the everyday lives of its users Translated title: El Centro de Atención Psicosocial en el cotidiano de sus pacientes

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O estudo teve por objetivo compreender o cotidiano de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como referencial teórico-metodológico a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo do estudo foi um CAPS localizado em Porto Alegre e os sujeitos entrevistados constituíram-se em 13 usuários. A coleta de dados ocorreu entre abril e junho de 2008, por meio de entrevista com uma questão norteadora. Na análise compreensiva dos depoimentos, emergiram cinco categorias concretas e este artigo relata sobre a categoria denominada: Os usuários consideram o CAPS como uma dimensão do seu cotidiano. Com essa pesquisa pôde-se compreender as concepções que os usuários têm acerca do seu cotidiano, demonstrando que estão (re)adquirindo o convívio social em diversos espaços da sociedade. Considera-se que os CAPS estão promovendo, além do atendimento, a reabilitação psicossocial dos seus usuários.

          Translated abstract

          The objective of this study was to understand the everyday lives of users of a Psychosocial Care Center (CAPS, Centro de Atenção Psicossocial). This is a qualitative study, with Alfred Schutz's phenomenological sociology as the theoretical framework. The studied field was a CAPS located in Porto Alegre, and the interviewed subjects were 13 users. Data collection was performed between April and June 2008, through interviews performed using a guiding question. The comprehensive analysis of the subjects' testimonials resulted in five concrete categories, and this article reports on the category named: Users consider the CAPS to be a dimension of their everyday life. Through this research it was possible to understand the conceptions that users have about their everyday life, showing that they are re(acquiring) social living in the various social environments. In conclusion, besides providing care, the CAPS are promoting the psychosocial rehabilitation of their users.

          Translated abstract

          El estudio objetivó comprender el cotidiano de pacientes de un Centro de Atención Psicosocial (CAPS). Estudio cualitativo que utilizó como referencial teórico-metodológico la sociología fenomenológica de Alfred Schutz. El campo de estudio fue un CAPS en Porto Alegre, y los sujetos entrevistados consistieron en 13 usuarios. La recolección de datos se realizó entre abril y junio de 2008, mediante entrevista con pregunta orientadora. En el análisis comprensivo de los testimonios, emergieron cinco categorías concretas. Este artículo se explaya en la categoría denominada: Los usuarios consideran al CAPS como una dimensión de su cotidiano. Con esta investigación pueden comprenderse las concepciones que los pacientes tienen acerca de su cotidianeidad, demostrando que están (re)adquiriendo la convivencia social en diversos espacios de la sociedad. Se considera que los CAPS están promoviendo, además de atención, la rehabilitación psicosocial de sus pacientes.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O centro de Atenção Psicossocial e as estratégias para inserção da família

          Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as ações de saúde mental desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) voltadas para a família no cuidado do indivíduo com sofrimento psíquico. Trata-se de um estudo descritivo, analítico e do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foram realizadas a observação e a entrevista semi-estruturada com profissionais de um CAPS. Os resultados mostraram que o trabalho no CAPS só se concretiza pela parceria e participação familiar. O atendimento individual, o grupo de família, a busca ativa, a visita domiciliar e as oficinas são estratégias realizadas no CAPS na efetivação da inserção da família. Nessa parceria, o vínculo aparece como fundamental na construção de caminhos menos sofridos e menos estigmatizados da vivência do sofrimento psíquico.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Representações de usuários, familiares e profissionais acerca de um centro de atenção psicossocial

            A partir das mudanças na política de saúde mental, surgiram várias inquietações no que diz respeito ao significado constituído por usuários, familiares e profissionais sobre os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Este estudo tem como objetivo: Conhecer representações que usuários, familiares e profissionais construíram acerca de um CAPS no Município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada com usuários, familiares e profissionais. Seguiu o caminho teórico-metodológico da Teoria Ego-Ecológica, de Marisa Zavalloni. Observou-se que os entrevistados percebem o CAPS através do modelo psicossocial e associam o serviço à redução do número de internações, à inclusão da família e da sociedade no tratamento e à manutenção da liberdade. Os profissionais ressaltam a importância do papel político do CAPS no movimento da Reforma Psiquiátrica. Os profissionais sentem-se pressionados a dar conta da demanda em uma realidade pública caótica que não fornece condições de trabalho, gerando sobrecarga, insegurança e limitações ao trabalho.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Trabalho e cuidado no contexto da atenção psicossocial: algumas reflexões

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (São Paulo, SP, Brazil )
                0080-6234
                1980-220X
                October 2011
                : 45
                : 5
                : 1157-1163
                Affiliations
                [01] Porto Alegre RS orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil
                [02] Porto Alegre RS orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2Departamento de Assistência e Orientação Profissional Brasil
                Article
                S0080-62342011000500018 S0080-6234(11)04500518
                5a97e77a-e876-4187-8e69-794fc193e4b7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 26 March 2009
                : 14 January 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo Original

                Desinstitucionalização,Mental health,Rehabilitation,Mental Health Services,Psychiatric nursing,Deinstitutionalization,Salud mental,Rehabilitación,Servicios de Salud Mental,Enfermería psiquiátrica,Desinstitucionalización,Saúde mental,Reabilitação,Serviços de Saúde Mental,Enfermagem psiquiátrica

                Comments

                Comment on this article